O Facebook lançou nesta terça-feira (15/01) a busca social. Nela, o Facebook te responde com imagens algumas perguntas sobre a sua vida na rede.
Na sua apresentação, Mark Zuckerberg, colocou as cartas na mesa, e mencionou a nova busca como “O terceiro pilar do Facebook“. Ele explicou que, o feed de notícias e a linha do tempo, eram o primeiro e o segundo pilar, respectivamente.
O feed serve para você ver as atualizações mais recentes dos seus amigos. Já a linha do tempo, você vê/compartilha as informações que quiser, com quem quiser e quando quiser.
A busca social, vem para ser mais um pilar nesse monumento.
Como Funciona a busca social?
Suponhamos que você está procurando algum lugar para ir viajar. A primeira coisa que fazemos é procurar no Google e analisar os links, o problema é que ás vezes os links não são dos mais relevantes. Perguntar para os seus amigos é uma alternativa boa também, mas não será tão rápido ou tão objetivo talvez.
A busca social funcionará como um filtro, lembre-se que o facebook tem acesso aos seus interesses e as suas características socioeconômicas. Então, ele fará um apanhado dos lugares os quais seus amigos já estiveram, com as melhores qualificações e personalizará isso para você. A ideia da personalização é justamente para ser sempre diferente para cada usuário, tornando o resultado da busca o mais “pessoal” possível.
Outra frente da busca é que você poderá achar amigos com interesses em comum. Ou seja, procurar por alguém que goste do mesmo filme que você, por exemplo. Essa busca poderá ser feita entre seus amigos, ou entre todas as outras pessoas.
Servirá muito bem para o aumento da sua rede de amigos.
Enquanto isso, no Brasil…
Até hoje, (16/01/13) a busca social ainda não está disponível para os Brasileiros. Você pode testar a busca social clicando aqui (versão beta).
Como qualquer atualização, essa vem com o ideal de melhorar a navegação e a interatividade da ferramenta. Porém, dúvidas e receios vem sempre a tona e, a abertura de mais espaço para anúncios pagos é uma delas.
Se caso você já usou a Versão Beta, conte para nós a sua experiência. 😉
Deixar um comentário