Como entender Search Engine Optimization (SEO): É um conjunto de técnicas, práticas e análises que servem para melhorar o posicionamento de um determinado site nas ferramentas de busca (Google, bing, yahoo…). Isso funciona quando o usuário digita um determinado termo no buscador usando palavras-chave e o SEO trabalha deixando os sites com as melhores relevâncias nas melhores posições, isso pode funcionar para uma ou mais páginas do mesmo site.

SEO

(o quadrado vermelho indica a pesquisa orgânica na página do Google)

Técnicas para melhorar o seu SEO

Dentro do site, podemos práticar algumas técnicas (junto com análises) as quais ajudarão os robos do Google no SEO do mesmo. Essas práticas são:

– Títulos do site 

– Meta tags 

– Heading tags

– Alt_tags em imagens

– Qualidade do domínio

– URL de cada arquivo

(por último e não menos importante, pelo contrário) Conteúdo.

Essas são as técnicas chamadas “On-Page” (pois são dentro do site). Se cada uma delas forem feitas usando os termos chave, a relevância será sempre maior e consequentemente o rankeamento será mais próximo dos primeiros lugares.

Por outro lado, temos as práticas fora do site, as “Off-Page” que são:

– Links externos (quantidade e qualidade)

Links que complementem o conteúdo, links que ajudem no entendimento do leitor. Aqui também entra a relevância do link e até do conteúdo destes links.

– Textos âncoras para links externos

Uma breve explicação sobre o assunto do link também ajuda no entendimento rápido do leitor. O que para o Google é sempre muito bom.

– Idade do domínio

Aqui entra mais a questão autoridade do assunto em questão.

Essas práticas, quando bem aplicadas, ajudam o seu site a ser bem indexado pelo Google e quando bem indexado, melhor a posição no ranking.

Todas essas práticas, são algumas das “mais populares” que a SEOmoz classificou, das mais de 200 itens os quais o Google mede a boa qualidade do seu conteúdo.

E para o que serve SEO?

Na prática, SEO serve para você melhorar a taxa de conversão do seu site, seja ela vender, visualizações ou assinaturas de feeds. Um trabalho de SEO bem feito, atrairá usuários, fará sua marca mais conhecida.
É sempre importante lembrar que SEO é um trabalho de relevância, de agrupamento de informações e principalmente de paciência. Pois é algo que precisa ser segmentado, então serão projetos de médio a longo prazo.

– Como fazer SEO? –  

Existem belos cursos que ensinam as práticas de SEO e também empresas que prestam Consultorias para este tipo de serviço.

Então faça um belo trabalho de SEO no seu site de uma forma natural, de uma forma que cliente leia e se sinta bem. Não tire a harmonia do seu conteúdo para forçar a relevância e nem repetições de palavras-chave. Não tente enganar o buscador isso te prejudicará, cada vez mais rápido e mais severamente.

Faça tudo com qualidade e bombe sua conversão na internet 😉