Para saber se as mídias sociais estão trazendo algum resultado benéfico para a sua empresa é necessário medir seus esforços para poder focar no que dá mais retorno e o que simplesmente não traz retorno nenhum. Será que preciso repensar nas minhas estratégia se no final do dia os meus fãs no Facebook não:
– Acessarem o seu site.
– Deixar o processo mais barato (um exemplo simples, um pós-venda eficiente pode reduzir custo de logística com troca de produtos).
– Tiverem um ticket médio de compra mais alto que o usual.
– Tiverem um índice de recompra invejável ao ser comparado a outras mídias.
Sendo assim caso os clientes não adicionarem nenhum valor ao seu negócio de uma forma mensurável. Vamos usar o Google Analytics para nos ajudar a conseguir alguns indicadores que facilitam o trabalho de encontrar os números que nos ajudam a investir.
Monitore o tráfico de Busca com Google Analytics
O Google pode e deve ser um grande aliado para a gestão de mídias sociais. Use o Google Analytics para trazer insigths importantes. Os acessos através das buscas orgânicas são indicadores interessantes de como as pessoas, que já procuram por sua marca, fazem a relação de conteúdo com ela.
Olhe os acessos do Google e faça algumas perguntas básicas, como:
Quais são as principais keywords da busca orgânica, excluindo os termos institucionais, que trazem as pessoas para o seu site?
Quais são os principais produtos que estão convertendo a partir de Buscas?
Quais são os termos relacionados com a sua marca que os usuários estão buscando?
Você pode fazer essas e outras perguntas para identificar o comportamento do usuários e com monitoramentos constantes, encontrará algumas tendências que valem a pena ser exploradas.
Dica adicional: Os painéis são ótimos para te ajudar a fazer leituras rápidas do que está acontecendo, adicione o painel abaixo ao seu Google Analytics e ganhe tempo para visualizar suas métricas.
Monitore o Engajamento de Marca
Use o Multi-Canais para fazer cruzamentos das visitas que começaram nas redes sociais e depois fecharam as compras por entrar por outro canal.
Essa métrica não irá aumentar o seu ROI de conversão direta, mas dará um retorno prático da influência do seu trabalho no resultado de construção de marca.
Ex.: Em uma ação básica de concurso cultural, você terá o resultado de quantas pessoas foram atingidas nas redes sociais > Quantas acessaram o concurso > Quantas participaram ativamente > Quantas compartilharam e geraram mais tráfico social para ação. Considero completa a etapa de engajamento com site/Marca quanto o usuário não está só reconhecendo e interagindo com a marca em mídias sociais, mas ele está querendo saber mais sobre a marca e seus serviços/produtos. Isso pode ser medido através da participação dos canais sociais para a construção do acesso de tráfego direto ou o quanto esse acesso social se engaja com o seu site.
Para calcular essa métrica, use – Percentagem de engajamento de marca gerada por social (Visitas originadas de buscas Institucionais-ou-Diretos que tiveram início por um acesso social / Visitas gerais de buscas orgânica e diretos). – Use a área de Funis multicanal do Analytics para acessar esses dados.
Monitore o Engajamento dos visitantes com o site
Fazer uma leitura da navegação do usuário e o relacionamento com o site deveria ser uma das primeiras coisas a se fazer antes de um planejamento estratégico em mídias sociais, mas a maioria do material que é encontrado sobre métricas de mídias sociais fala muito do monitoramento e análise das conversas que acontecem fora do seu site e deixam de falar/analisar das pessoas que estão gerando todos esses dados ricos e que já estão em seu site.
Temos que lembrar que cada site é um caso, a ideia é entender o macro e adaptar para a sua realidade.
Algumas métricas:
Porcentagem de visitantes que deixam comentários
Porcentagem de visitantes que compartilham/votam/amplificam nas mídias sociais
Índice de conversão – Vendas, downloads, leads, reviews e classificações derivadas das mídias sociais
Tempo médio de visita
Caminho/Etapas para conversão
Índice de visitas engajados
Índice de recompra
Monitore o Engajamento Social do seu site
Número de ações sociais (Curtir, Tweets) / Pelo número de páginas com os botões de compartilhamento.
Com o Facebook Insights, você pode adicionar um ID ao código do seu site e ter algumas informações sobre a atividade social do seu site.
Influencia da sua comunidade nas ações sociais do site (número de tweets/Curtir… por acessos derivados das mídias sociais).
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