Nos dias de hoje independente de ser uma pequena empresa ou uma multinacional, ter um blog no seu site é de extrema importância, pois ele tem um papel fundamental no conteúdo online servindo para a empresa como uma ferramenta de auxílio, onde através de posts, cria links para sua página inicial, página de serviços e etc. O blog também pode ser sua sala de visitas, onde você recebe os seus visitantes e oferece para eles o seu melhor em relação a conteúdo, com informações de valor que sejam úteis ao leitor.

Os blogs tornaram-se imensamente populares, não só com os seres humanos, mas também com os buscadores online. Especialmente após o Google lançar sua busca em tempo real, que frequentemente busca novos conteúdos e pode ser extremamente útil para você promover seu negócio online e obter boas classificações em SERPs*. (*SERP –  Search Engine Result Pages)

Um outro ponto importante é que um blog bem escrito e que oferece informações, educação, conteúdo de entretenimento para os internautas, pode acumular uma grande quantidade de seguidores.

O que escrever dentro de um blog no site?

Além de divulgar informações sobre seus produtos e serviços o conteúdo do blog no site deve focar também em assuntos do seu nicho de mercado, funcionando como um canal de informações para seus clientes atuais e futuros clientes.

Você pode divulgar eventos, criar promoções, publicar fotos e muitas outras coisas, ou seja, tudo que estiver relacionado com as ações do dia a dia da empresa pode ir para o blog.

Atualização

O ideal é dispor de tempo suficiente para atualizar seu blog em uma base frequente e regular, postar notícias atualizadas e novos artigos no blog isso renderá melhores resultados, afinal através do blog seus clientes vão ver que a empresa está viva, já que há atualizações constantes. Dessa forma você acaba criando uma comunicação mais próxima com seus clientes.

Estratégia de SEO para o blog

O blog é uma forma de ganhar backlinks (link que direciona para o seu site) e aumentar a popularidade e relevância do seu site. Assim, sempre que escrever algo pode criar uma relação com algum produto seu. Mas cuidado não exagere na quantidade de links, pois o Google pode penaliza-lo por isso. Portanto, a dica é: use o bom senso e seja criativo.

Seus Clientes

Um outro fator muito importante para a empresa que o blog disponibiliza é o de poder coletar as opiniões dos seus clientes e acompanhar as conversas para saber o que estão falando sobre seus produtos e serviços, pois o blog possibilita que seus visitantes, cadastrados ou não, curtam, compartilhem e comentem os posts entre eles.