Será que existe realmente os dez mandamentos do e-commerce?
Como obter sucesso com uma loja virtual?
Sem a pretensão de criar novos dogmas dentro do e-commerce, segue uma relação de ações que não deveríamos esquecer ao decidirmos montar nossa loja virtual.
1. Planejamento
Segundo números fornecidos pelo Sebrae, 56% das pequenas e médias empresas fecham suas portas nos 3 primeiros anos. Entre as empresas sobreviventes o índíce sobe para 70% até o quinto ano.
Para que sua empresa não venha entrar nestas estastísticas negativas, é fundamental definir inicialmente um bom plano de negócios.
Essa regra também se aplica para as empresas de e-commerce.
2. Prevendo dificuldades
Problemas com fornecedores, mercado instável, vendas oscilando, concorrência com produto importado muito mais barato que o seu, funcionário que pede as contas, impostos e mais tantos revéses.
Será que boa parte dessas dificuldades não poderiam ter sido previstas antes do início das atividades, e para cada uma delas encontrada a solução mais adequada? É provável que sim, pois a maior parte dos problemas está relacionada a questões internas da empresa e ao próprio estilo do empreendedor. A principal função do planejamento preventivo é estimular o gestor a se antecipar aos possíveis problemas e se preparar para eles. A palavra em questão é “planifique-se”
3. Escolhendo um bom produto
Nunca esqueça que seu público alvo está na rede, logo, seu produto tem necessariamente que ser viável na internet. Montar uma pizzaria virtual poderia ser uma boa alternativa? Afinal a grande maioria das pessoas consomem pizza, mas é realmente um produto viável para venda on-line, mesmo tendo alguns fatores limitadores na logistíca?
Ao passo que se a alternativa escolhida fosse uma loja virtual de embalagens e produtos direcionados a pizzarias, talvez este e-commerce poderia ter maior chance de sucesso.
4. Desenvolvimento do E-commerce
O site será a sua loja. Estude, se informe e compare as as várias plataformas de e-commerce disponíveis e opte por aquela que mais se adeque ao seu negócio.
Esta plataforma deve ser robusta, fácil de administrar e que conte com todas as funcionalidades básicas para venda na internet, ou seja, Um paínel administrativo onde poderá inserir os seus produtos, módulos de pagamento onde serão efetuadas as transações comerciais e os módulos de frete.
5. Navegabilidade e comunicação visual
A experiência do usuário na navegação da loja, deve ser agradável e ao mesmo tempo direcionada ao climax de sua visita: a compra.
Técnicas e recursos para tornar uma loja adequada e funcional é atributo de um bom Web designer.
6. Segurança
Pesquisas mostram que a maior incidência de desistência da compra, se dá pela impressão de insegurança por parte do usuário do site.
Sua loja deve contar com área segura (SSL) para as transações de dados cadastrais e comerciais de seus clientes. Selos de segurança oferecidos por empresas que validam as lojas virtuais avaliando seus sistemas de segurança, conferem ao site a confiabilidade que seu público procura. Algumas ações simples como oferecer um serviço de atendimento ao cliente (SAC) por telefone
ou via chat, também passa a sensação de confiança.
7. A vitrine da loja
Os banners de uma loja virtual é o correspondente a vitrine de uma loja física. Se sabemos a importancia de sempre renovar a vitrine de seu ponto de venda, porque não dispensar o mesmo cuidado com os banners de sua loja virtual?
Mude sempre os banners de seu e-commerce, pois além de comunicar aos seus clientes sobre os produtos, serviços e promoções que deseja impulsionar, ainda passa a sensação aos clientes que a loja está sempre renovada, atuante e viva. Isso também traz consigo a sensação de confiabilidade aos usuários.
8. Google
Impossível hoje imaginar um e-commerce de sucesso sem uma significativa visibilidade junto aos sites buscadores, principalmente o Google. Na escolha de sua plataforma de e-commerce certifique-se que ela seja amigável ao Google. Certifique-se também que o código-fonte da loja tenha sido desenvolvido usando técnicas de S.E.O ( otimização de site ). Esses recursos técnicos são importantes para possibilitar a relevância de seu site junto ao Google, mas apenas isso ainda não é o suficiente. Faça campanhas nos links patrocinados do Google Adwords buscando visitas qualificadas para a sua loja. No começo do século XX, Henry Ford fundador da 1ª montadora de automóveis, disse: Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.
Faça o mesmo.
9. Aparecendo ainda mais no Google
Os sites buscadores precisam de conteúdo relevante para apresentarem aos seus usuários, e eles premiam o site com conteúdo relevante com maior ou menor rankeamento. Sabendo disso, mãos a obra e não tenha preguiça de escrever em sua loja virtual. Muito carinho e capricho na descrição de seus produtos e serviços!
Quanto mais conteúdo em sua loja virtual , maior será sua visibilidade e consequentemente, mais venda.
10. Redes Sociais
Seus consumidores estão na internet, não esqueça disso. Lá eles se informam, se divertem, compram , trocam experiências e reclamam. Convide-os a fazer tudo isso dentro de seu e-commerce, dentro de seus perfis nas redes sociais e dentro de seu blog. Se sua loja e seus canais de interação na rede social tiver conteúdo relevante, os internautas realmente interessados pelo tema, irão visita-lo constantemente e, a possibilidade de convertè-los de potencial cliente para cliente ativo, é a sequencia natural das coisas.
Mas cuidado: Se relaxar no capricho com suas redes sociais, seus visitantes ( e possíveis clientes ) irão lhe abandonar.
Com certeza existem pelo menos mais 20 outras ações que contribuíriam para o sucesso na internet,por isso não se esqueça que a regra de ouro do comércio eletronico está fundamentada em 3 palavras : Planejamento, Visibilidade e Inovação.
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