Com o ano novo chegando as tendências do marketing digital já prometem muito! O Brasil está em um momento muito interessante nessa área, sendo que as empresas estão cada vez mais buscando uma posição de destaque na Internet. A ascensão do acesso a internet sendo por smartphone, desktop ou tablet coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos.
Uma das tendências do marketing digital em 2014 que parece mais forte, em termos de participação setorial é o aumento significativo da presença de pequenas e médias empresas no mercado online. Vamos tentar desenhar o cenário do marketing digital no Brasil em 2014:
Marketing de conteúdo em alta em 2014
Uma das principais maneiras para as marcas estabelecerem sua autoridade e ganharem a confiança dos consumidores é a criação de conteúdo que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas. Isso geralmente envolve informações relevantes sobre o mercado que esclarecem ou entretêm o público.
Isso permite que uma empresa construa progressivamente um relacionamento com seu público alvo e dessa forma conquiste a confiança e preferência das pessoas. O marketing de conteúdo desponta como uma das grandes tendências do marketing digital em 2014 e deve se destacar em blogs e outras mídias sociais.
Estratégias de remarketing cada vez mais eficientes
O uso cada vez maior de estratégias de remarketing ou retargeting, como também são conhecidas, será certamente um dos destaques em termos de tendências do marketing online em 2014. Em poucas palavras , ele funciona através da utilização de cookies do navegador para rastrear os sites que os usuários visitam . Uma vez que saem de um determinado local , os produtos ou serviços por eles vistos serão mostrados a eles novamente em anúncios em diferentes websites.
SEO – Indicações sociais ganharão mais importância
Não há mais dúvida que as menções em redes sociais exercem um forte impacto sobre o trabalho de SEO e essa é uma das tendências do marketing digital em 2014 que deve ficar ainda mais evidente. Como o objetivo do Google e outros buscadores é fornecer aos usuários conteúdo relevantes, faz sentido por que eles levem em consideração o número de menções que um artigo postado em um blog ou produto em loja virtual recebe.
Muito embora, prever quais serão as modificações futuras dos algoritmos dos principais buscadores como o Google, é bastante provável que as ações em mídias sociais venham a se igualar ou até mesmo superar em termos de importância, nas estratégias de link building.
Links Patrocinados – Google x Facebook
Outra tendência forte para o marketing digital em 2014 é um acirramento da luta entre o Google e o Facebook na área dos links patrocinados. O AdWords tem perdido muito espaço para os Facebook Ads, o que vem preocupando muito a equipe de Mountain View. A reposta tem sido recursos cada vez mais sofisticados no Google AdWords e um poder de segmentação cada vez maior.
Outra tendência é a do aumento ainda maior dos custos de veiculação, principalmente no Google AdWords, já que a procura por esse tipo de publicidade online, principalmente, por parte das pequenas e médias empresas. Outra novidade no setor será o lançamento do nosso Curso de Google AdWords Online logo no início do próximo ano.
Redes sociais ainda mais ativas
As redes sociais já fazem parte do dia a dia do brasileiro e a tendência é que se tornem cada mais presentes em 2014 em função de dois eventos específicos, a Copa do Mundo e as eleições presidenciais. São dois eventos que mexem com a paixão do ser humano e por isso mesmo, um dos assuntos mais comentados nas mídias sociais.
Também no comércio eletrônico devemos observar um uso cada vez maior das mídias sociais com uma integração cada vez maior às plataformas de e-commerce. O marketing nas mídias sociais já é uma realidade no comércio eletrônico e ao longo de 2014 a perspectiva é que se torne cada vez mais sofisticado, tendo o Facebook Marketing como destaque no Brasil.
Big Data cada vez mais decisivo
O poder nos dias de hoje tem um nome: Informação. Por isso o Big Data tende a se tornar cada vez mais importante para o planejamento e definição das estratégias de marketing digital em 2014. Na parte de web analytics tivemos este ano importantes avanços em termos de ferramentas no Google Analytics que o deixaram ainda mais completo, nos permitindo cada vez mais obter detalhes e informações sobre os acessos em nossos sites e resultados de campanhas de marketing online.
A tendência em 2014 é de que novos avanços aconteçam e até mesmo sistemas de inteligência artificial, também conhecidos como redes neurais venham a ter uma presença cada vez maio no arsenal de ferramentas do marketing online. Mais uma das tendências do marketing digital em 2014 na qual já estamos trabalhando aqui na Academia do Marketing.
Mobile marketing
Devido ao uso generalizado e crescente de dispositivos móveis no Brasil – segundo pesquisa da eMarketer, 61.8% dos brasileiros se conectaram a Internet através de smartphones, estruturar campanhas de marketing digital com suporte para dispositivos móveis será essencial já em 2014. Quer se trate de criar uma versão móvel alternativa de um site ou utilizando web design responsivo, é importante para proporcionar uma experiência positiva para os usuários que estão navegando através de um dispositivo móvel.
Se as marcas não optarem por esse caminho o resultado será a perda de clientes para concorrentes que se adaptaram a esta tendência. Como a mudança de PCs tradicionais e laptops para dispositivos móveis continua, as empresas que não estiverem prontas para essa transição correrão o risco de sofrerem pesadas perdas.
E-mail marketing cada vez mais segmentado e responsivo em 2014
Outra tendência forte para 2014 é a segmentação cada vez maior nas campanhas de e-mail marketing. É o fim do e-mail marketing como veículo de comunicação em massa, como foi tratado no Brasil durante muito tempo, e o retorno da abordagem do marketing de relacionamento.
A personalização e segmentação das campanhas fará toda a diferença. Outra tendência muito forte para 2014 é a adaptação das peças publicitárias desenvolvidas para esse meio à realidade múlti tela e responsiva que vivemos nos dias de hoje.
Carreira mais um ano em alta
Para os profissionais de marketing digital, o próximo ano promete ser mais um ano de grandes oportunidades e muito trabalho. A carreira em marketing digital nunca este tão valorizada e cada vez mais as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais no país.
A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing digital para cima, tendência que já dura mais de quatro anos e deve continuar em 2014. Profissionais com uma boa formação devem continuar sendo muito disputados por agências e empresas o que continuará a pressionar a remuneração.
Pequenas e médias empresas adotarão definitivamente o marketing digital
Que o marketing na Internet já era uma tendência ninguém duvida, o problema é que muitas empresas parecem ter ignorado isso e agora estão tendo que correr atrás do tempo perdido. A presença de pequenos e médios empresários em nossos cursos sobre marketing digital é cada vez maior, disputando espaço com estudantes de marketing e publicidade que sempre foram a grande maioria nesse tipo de treinamento.
A tendência é que em 2014 as pequenas empresas se rendam finalmente a mídia digital, o que deve provocar um sensível aumento da demanda por este tipo de serviço e profissionais do setor. Afinal de contas, o marketing digital para pequenas e médias empresas não é mais uma opção e sim uma imposição do mercado.
Concordo com todas as tendências . Porem , acho que faltou mencionar o sistema de recomendação de produtos . Que está virando uma regra entre as lojas virtuais , e não mais um diferencial !
Por trás da propaganda personalizada que recebemos na web, com indicações de sites para visitarmos ou produtos para compramos.
Com o advento do consumo em dispositivos móveis e a propagação o e-commerce, sistemas de recomendação tornaram-se um tema extremamente atrativo. Através de algoritmos simples e facilmente integráveis a aplicações web, eles agregam valor ao negócio online, promovendo itens de consumo direcionados a um público alvo.
Por trás da singela propaganda, estes sistemas utilizam abstrações matemáticas de dados. Eles consistem basicamente em algoritmos de filtragem e inferência de dados, que recomendam produtos de acordo com os interesses dos usuários.
Fonte:https://www.ibm.com/developerworks/br/local/data/sistemas_recomendacao/#icomments