Para que os Links Patrocinados seja eficazes, é necessário saber como cada uma das métricas disponíveis no Google AdWords pode auxiliá-lo nesta tarefa. Todas elas possuem seu valor. Mas é evidente que algumas se destacam como necessitando de uma atenção redobrada. Vejamos algumas das métricas disponíveis no Google AdWords e como elas trabalham em favor daqueles que se empenham em anunciar um site no Google.

Como as métricas entram em ação

Quando um internauta digita uma palavra-chave, e o Link Patrocinado é exibido, é contada uma impressão. Independentemente de qual for a ação do usuário em seguida (clicar no seu anúncio, clicar em outro resultado, ou refazer a pesquisa), temos aqui a primeira métrica do Google AdWords: impressão.

Se o internauta clicar no Link Patrocinado, duas novas métricas surgem: o CTR (mostra a frequência com que os internautas que visualizam o anúncio acabam por clicar nele) e o CPC (valor cobrado por um clique no Link Patrocinado). A partir destas métricas, pode-se obter outras como como o CPC Médio (custo total dos cliques dividido pelo número total de cliques) e o CTR Médio.

Após clicar no anúncio, o usuário chega à Página de Destino, o que contabiliza um page view. Se efetuar aquilo que o anunciante espera dele, temos mais uma métrica: conversão, citada no fim do artigo.

 

A partir daí, o anunciante pode determinar outras métricas para avaliar o desempenho das campanhas de Links Patrocinados, em comparação com o que tem sido investido. Faz isto utilizando o Retorno Sobre Investimentos (ROI). Esta métrica é um indicador percentual de lucro em comparação com os custos. Para quem não é um e-commerce, é preciso determinar um valor para um download ou preenchimento de uma newsletter, a fim de conseguir determinar o ROI.

Além destas métricas importantes, há outras que devem ganhar uma atenção especial de todo anunciante.

Índice de Qualidade Google AdWords

Quando um site deixa de ser relevante para os usuários, o Google o pune baixando o seu Índice de Qualidade. Esta métrica é importante não somente por contribuir para determinar a posição onde os Links Patrocinados serão exibidos, mas por impactar o valor que se pagará por cada clique.

Taxa de Rejeição

Esta métrica é importante pois ajuda o anunciante a perceber se seu website tem sido explorado pelos visitantes após o clique no Link Patrocinado. Atrair uma visita e perdê-la devido um conteúdo fraco, é um grande desperdício de dinheiro. Os usuários devem chegar a uma página com todas as informações que precisam, e ter a oportunidade de realizar a conversão esperada. Se forem embora sem converter, e sem navegar pelo site, a Taxa de Rejeição será alta e preocupante.

Taxa de Conversão

Esta é uma das métricas mais importantes. É a porcentagem de visitantes que converteram comparadas com a quantidade dos que visualizaram a Página de Destino. Outra métrica ligada à conversão é o Custo Por Conversão. Ela indica quanto custou ao anunciante a conversão esperada e obtida.

Há ainda outras métricas que auxiliam os profissionais a divulgar um site no Google. Reunir e avaliar os dados que elas oferecem e realizar as necessárias mudanças, exigirá dedicação e planejamento cuidadoso. Mas, não há dúvidas de que todo o trabalho compensará no final, quando perceber o controle que se tem sobre as campanhas e o substantivo aumento de tráfego qualificado em seu site.

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