Será que a solução dos nossos problemas está mesmo em um site grátis, ou será que precisamos mesmo pagar por um site?
Vamos expor os maiores problemas de se ter um site grátis, que pode colocar em risco um trabalho inteiro de planejamento de mercado, estratégia de vendas, entre outros.

É óbvio que quando estamos começando um negócio, qualquer tipo de ajuda é sempre muito bem vinda (principalmente se for sem custo algum). E quando pensamos no site que iremos fazer para o nosso negócio, muitas vezes, não percebemos que o site é tão importante quanto um departamento comercial, um departamento de pós venda ou se linkado a um sistema, até um departamento administrativo. Tudo isso pelo fato de que um site bem feito vai sim abranger todos esses departamentos, em uma ferramenta gerenciável, e o melhor, fará todas essas funções 24 horas por dia.

Por que não investir em um Site Grátis?

Então porque investir se existem empresas que fornecem um site grátis? Sabe aquele papo, “cavalo dado não se olha os dentes” ? É bem por aí que podemos começar nosso debate. Tudo o que vem de graça não suporta muitas exigências e com sites não é diferente. O grande problema são as inúmeras desvantagens que o site grátis carregam consigo, desvantagens que quando transformadas em vantagens, podem realmente ser um ótimo atalho para o sucesso.

Abaixo segue uma lista de algumas desvantagens que o site grátis carregam:

– Pouca credibilidade: Hoje em dia, os usuários estão cada vez mais inteligêntes e espertos no quesito internet. E ter em mente que a empresa que ele está visitando o site não pagou por aquilo com certeza não passará uma confiança para esse usuário seguir em frente. Seria como se você avistasse um posto de gasolina com o litro da gasolina custando R$ 0,99. No mínimo uma dúvida rondaria sua cabeça.

– Recursos limitados: No geral, tudo será limitado. Espaço de armazenamento de arquivos e e-mails limitados (geramente 5 contas) são alguns bons exemplos.

– Personalização ZERO: Você não conseguirá colocar aplicações de interatividade (chat room, games, botões de mídias sociais…). E não pense que aquele seu amigo programador conseguirá pois essas plataformas são fechadas.

– Endereço confuso: Dificilmente seu domínio será “www.seudominio.com.br“. Ele provavelmente terá o nome da plataforma entre os pontos, o que dificulta a memorização da sua marca. Exemplo: “www.seudominio.sitegratis.com.br

– Uma hora você irá ter que pagar: A maioria das empresas oferecem uma plataforma grátis para que você possa sentir necessidade de certas coisas que irão fazer falta, e quando você for pedir, será cobrado.

– Os motores de buscas de sites de pesquisa não encontrarão seu site: Este é o problema mais grave (na minha visão, profissional de SEO). Não há nenhuma garantia que o Google ou Yahoo ou qualquer outro site de busca indexará o seu site. Mas o ponto é que quem cria um site, criou porque quer ser visto, e com os motores de busca não indexando tudo isso, não será possível, e o que poderia ser uma ótima oportunidade será só um sonho que não se realizará.
Porque  os motores não indexariam seu site? A lista é simples, rápida e objetiva:

1 – Poucas páginas falando do seu conteúdo: Um site grátis limita o número de páginas que você poderia falar sobre o seu conteúdo e isso prejudica muito na relevância do assunto.

2 – Não existem atualizações: Como dito, as plataformas são fechadas, você não conseguirá atualizar seu conteúdo, mexer na disposição dos textos, adicionar ou excluir posts, dicas etc… E de novo a sua relevância está indo lá pra baixo.

3 – Nenhum backlink: Lembra do posto de gasolina? Você indicaria para algum amigo seu? Pois é, qual site irá indicar outro site que usa plataforma grátis? Principalmente porque a aparência das plataformas gratuitas são “pouco profissionais”

Ou seja, do mesmo jeito que você não daria importância para aquele posto de gasolina, a internet como um todo (motores de busca, usuários…) também não dará.

Lembre-se que o seu site fará parte da sua comunicação, das suas vendas, e além de tudo isso, da sua IDENTIDADE. E hoje, a identidade online é igual ou até mesmo maior que a off-line. Então podemos concluir que “investir em um site” é mais que pagar por uma página na web. É firmar a sua qualidade como organização em todos os âmbitos fidelizando seu cliente e, para novos clientes, chamando sua atenção.

E se vocêtrabalha com comércio online e usa um site grátis ou está pensando em usar, confira isto.

Partindo do princípio que o seu negócio é o seu sonho, não se aventure em coisas limitadas e de baixa qualidade. 😉montar-site-gratis