O briefing tem a função de direcionar a estruturação do estudo de mídias sociais, de modo a responder os problemas de marketing apontados. A elaboração do briefing é o momento de mergulhar no negócio do cliente, entender seus objetivos e como eles aproveitar o buzz das mídias sociais. O briefing deve ser simples e direto, comunicar apenas o que é relevante.

Construir um bom briefing

O problema de marketing – Qual problema dentro da empresa deu origem à necessidade de uma pesquisa? De que área partiu o problema e qual é o contexto que precede a necessidade?

Os objetivos do estudo – Qual é objetivo do estudo de mídias  sociais que será realizado? Quais perguntas o cliente quer ver respondidas com o estudo?

Os objetivos do negócio – Alguns projetos de monitoramento terão como foco apenas a investigação/pesquisa, mas outros também serão focados no acompanhamento de desempenho da empresa. Nesse caso, é necessário esclarecer os objetivos do negócio para que estes possam ser traduzidos em KPI’s (Indicadores-Chave de Performance, na sigla em inglês) e métricas.

Escopo – Com que sazonalidade deseja-se receber as informações? É um estudo pontual ou frequente? Em que formato as informações devem ser apresentadas?

Hipóteses – Há alguma hipótese sobre os resultados que vamos encontrar? Se sim, essas afirmações são feitas com base em quê?

Abrangência do estudo Há outras áreas que dependem desse estudo ou mesmo estão esperando seus resultados para dar andamento a algum projeto?

Padrão de ação – A empresa pretende atuar nas mídias sociais? Pretende-se realizar estudos mais aprofundados? Pretende-se readequar um posicionamento? Iniciar uma campanha online?

Objeto de pesquisa – levantar o maior número de informações sobre o objeto de pesquisa – seja ele um produto, um serviço ou um tema, as campanhas realizadas pela empresa e etc.

O mercado/a concorrência contextualizar o objeto de pesquisa no mercado, citar concorrentes.

O target – identificar o(s) público(s)-alvo do produto e a sua segmentação.

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